Após alta nos preços dos carros, motoristas devem sofrer com aumento dos tributos

Os preços de carros tanto novos como seminovos cresceram absurdamente e começaram a preocupar e muito os brasileiros que estão a procura de veículos para trocar de carro ou para ser seu primeiro veículo. Essa alta nos preços foi ocasionada devido a pandemia do Covid 19 que fez com que muitas indústrias e montadoras parassem suas atividades devido a transmissão do vírus e o aumento do número de casos e mortes. A pandemia fez com que a entrega dos veículos atrasasse devido à falta de mão de obra e de matérias primas que ficaram indisponíveis por um tempo considerável.

Esse aumento significativo nos preços dos veículos trouxe grandes preocupações aos motoristas, principalmente a respeito do preço dos tributos pagos anualmente, se eles assim como os automóveis sofreriam um aumento. De acordo com informações sobre o portal do IPVA o valor do IPVA varia com as características de cada veículo, sendo essas o motor, local de fabricação, marca, modelo e o estado em que o veículo foi comprado. Além do IPVA ainda existem outros tributos que são obrigatórios o pagamento e que devem ser realizados todos os anos.

Tributos automotivos

Conhecendo um pouco mais sobre o IPVA

O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um importo cobrado anualmente e seu valor é determinado pelo governo estadual variando de 1% a 6% do valor do veículo em questão.

O valor arrecadado com o IPVA é direcionado ao Tesouro e administrado pelo estado em questão que possui necessidades e pode utilizar esse valor arrecadado para isso, não obrigatoriamente em melhorias de estradas ou rodovias.

Com o início do ano chegando muitos estados do país começam a se preparar para arrecadar o IPVA e os motoristas se preparam para desembolsarem o valor cobrado por cada estado e realizar o pagamento do IPVA MG em 2022 e nos demais estados do Brasil de acordo com informações sobre o portal do IPVA.

Seguro DPVAT

Esse seguro indeniza qualquer vítima de acidente de trânsito em território nacional, seja motorista, passageiro ou pedestre. Foi criado em 1974 e tem como principal função proteger todos os brasileiros em casos de acidentes de trânsito, por isso o seu pagamento é tão importante.

Licenciamento

O licenciamento é o documento que comprova que o veículo está de acordo com as normas de segurança e pode circular normalmente pelas ruas. O pagamento dele deve ser realizado anualmente e é obrigatório seu porte a todos os motoristas para que em casos de abordagem seja apresentado aos policiais para uma conferência sobre o veículo.

Ainda não se sabe muito se esses tributos irão sofrer realmente um aumento assim como os preços dos veículos e devido a isso essa situação aflige muitos motoristas que ficam na torcida para que o acréscimo não aconteça.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *